ESTUDO DAS ÁREAS DOS QUADRILÁTEROS NA EJA: AS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO VAN HIELE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO COM ASPECTOS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico
educação de jovens e adultos
tangram
área de quadriláteros notáveis
Ensino de geometria
Teoria de van Hiele
Educação de adultos
Tangram
Mathematical investigation
Van Hiele model of developing the geometric thinking
young adults and adults education
tangram
areas of notable quadrilaterals
Lima, Caroline de Oliveira | Posted on:
2018
Abstract
Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática elaborada com base no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico para a aprendizagem de áreas de quadriláteros numa turma de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados a observação, os registros escritos dos alunos e uma entrevista escrita semiestruturada. A aplicação da sequência didática ocorreu numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, no turno noturno, com quatro alunos cujas faixas etárias eram bem distintas. Utilizando aspectos da investigação matemática, a experimentação se deu em três aulas, a qual explorou a manipulação do tangram com o auxílio de uma ficha de atividades. Durante a execução da ficha, os alunos foram aprendendo diferentes unidades de medida de área e a partir disso calcularam a área de uma região do mapa que residiam. Deste modo, foi explorado o cálculo da área do retângulo sob uma malha quadricular e motivada a dedução das expressões algébricas das áreas de alguns quadriláteros notáveis. A análise dos dados indicou o avanço dos alunos nos níveis de desenvolvimento geométrico do modelo Van Hiele, crescimento da autonomia dos alunos e a conscientização do aluno como sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
LIMA, Caroline de Oliveira. Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
Investigação matemáticamodelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico
educação de jovens e adultos
tangram
área de quadriláteros notáveis
Ensino de geometria
Teoria de van Hiele
Educação de adultos
Tangram
Mathematical investigation
Van Hiele model of developing the geometric thinking
young adults and adults education
tangram
areas of notable quadrilaterals
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: