GAME OF THRONES: DO TURISMO AUDIOVISUAL AO TURISMO DE MASSA
Turismo de massa
Game of thrones
Turismo cinematográfico
Destino (Turismo)
Cinema
Tourism
Overtourism
Game of Thrones
Screentourism
Oliveira, Simone Moraes Schneider | Posted on:
2019
Abstract
O segmento de turismo que envolve o audiovisual implica em turistas que são motivados a viajar devido ao seu desejo de conhecer locais que remetem às produções audiovisuais que eles assistem, criando uma conexão emocional com que o está na tela. Quanto mais pessoas assistem essa produção, mais visitantes são motivados a conhecer os locais de gravação. Com isso, devido ao alto fluxo de visitantes em locais específicos, a quantidade de turistas pode chegar a ser massiva
e prejudicial. O presente estudo tem como finalidade entender a influência que produções audiovisuais podem ter sobre pessoas que criam o desejo de conhecer locais de gravações, usando como base a série de televisão Game of Thrones, que está levando um número elevado de visitantes às suas locações e causando turismo
de massa nesses locais. Os objetivos específicos deste trabalho envolvem identificar o perfil das pessoas interessadas em conhecer as locações da série e investigar como o interesse dessas pessoas por Game of Thrones resulta em um fluxo massificado de turistas, além de analisar o fenômeno turístico nas localidades tendo
em vista o fluxo de turistas resultantes da exposição causada pela série. Por meio de pesquisa exploratória bibliográfica e na internet, além de pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, se buscou entender a motivação das pessoas em conhecer os locais de filmagem de Game of Thrones e como essa motivação tem gerado
fluxos massificados de turistas nas locações da série. Como resultado, foi comprovada a massificação turística em locais onde Game of Thrones foi gravada, prejudicando a experiência turística do visitante e sobrecarregando o destino turístico
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
OLIVEIRA, Simone Moraes Schneider. Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
TurismoTurismo de massa
Game of thrones
Turismo cinematográfico
Destino (Turismo)
Cinema
Tourism
Overtourism
Game of Thrones
Screentourism
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: