O ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO A CONFIGURAÇÃO DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO
Ensino de Álgebra Linear
Licenciatura em Matemática
Ensino de Álgebra Linear
Universidade Federal Fluminense
Avaliação educacional
Formação de professor
Theory of Conceptual Fields
Teaching Linear Algebra
Degree in Mathematics
Santos, Iury Quintes dos | Posted on:
2020
Abstract
Considerando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relaciona-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aula.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da Álgebra Linear no curso de Matemática Licenciatura: Uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Teoria dos Campos ConceituaisEnsino de Álgebra Linear
Licenciatura em Matemática
Ensino de Álgebra Linear
Universidade Federal Fluminense
Avaliação educacional
Formação de professor
Theory of Conceptual Fields
Teaching Linear Algebra
Degree in Mathematics
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: