FÍSICA E MÚSICA
Abstract
Albert Einstein, no livro A evolução da Física, defendia que “Os conceitos físicos são livres
criações da mente humana, não sendo, por mais que pareçam, determinados unicamente pelo
mundo externo”.
O olhar de Einstein expresso na citação aproxima a Física de outras formas de expressão
cultural. Diversos autores, dentre os quais João Zanetic, têm procurado demonstrar a contribuição
dessa aproximação, quando levada para o ensino da Física na escola.
Como forma de expressão cultural, a música popular brasileira (MPB) também se
apresenta como um rico contexto para ser utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem.
Percebendo esse potencial, esta seção é reservada para a divulgação de letras da MPB que, a
nosso ver, podem servir de recurso didático no ensino de Física e Ciências.
O exemplo dado é uma música composta por Marcelo Jeneci especialmente para o
projeto Cordas, Gonzaga e Afins, que homenageou o mestre Luiz Gonzaga na voz de Elba
Ramalho, seu próprio título – Gravitacional –, indica a possibilidade de aproveitamento da letra da
música como recurso didático no ensino de Física.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Author
Document type
Imagem da Seção "Física e Música?" integrante do Blog Proposta Ensino de FísicaNote
APRESENTAÇÃO O blog (http://propostasensinodefisica.blogspot.com/) é uma iniciativa da equipe do Projeto de Extensão Divulgação de Propostas para o Ensino de Física, constituída por docentes do Departamento de Física e estudantes do Curso de Licenciatura em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFF. O seu conteúdo é destinado a professor@s de Ciências do Ensino Fundamental e de Física do Médio interessad@s em recursos didáticos diversificados para dinamizar suas aulas. Por meio de postagens periódicas, são divulgados diferentes tipos de recursos, tais como: material de humor de veiculação social (tiras, charges e memes) e sugestões de situações-problemas com o uso desse material; letras de música; vídeos; simulações; arranjos experimentais na perspectiva de favorecer a inclusão de estudantes com deficiências sensoriais. A reflexão sobre a prática docente é fundamental para a efetivação de mudanças na sala de aula. Assim, no blog também há um espaço dedicado a materiais que oportunizem essa reflexão. Ressaltamos que nas atualizações periódicas do blog, a equipe tem contado com a colaboração estudantes e egress@s do Curso de Licenciatura em Física e do Programa de PósGraduação em Ensino -de Ciências, ambos da UFF. OBJETIVO Socializar acervo de recursos didáticos para o ensino de Física e/ou Ciências, como meio de favorecer as formações inicial e permanente de professores e, consequentemente, a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental II e no Nível Médio da Educação Básica. ESTRUTURA DO BLOG O Blog é estruturado em 6 seções temáticas: Para refletir; Tiras de humor e memes: o que isso tem a ver com a Física?; Situação-problema com tiras de humor e memes; Física e música; Vídeos, animações e simulações; Recursos experimentais.Format
10x15 cm, 4x3 cm....PDFColorido
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: