ENSINO E MERCADO EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL - RIO DE JANEIRO (1870 - 1924)
Silva, Alexandra Lima da | Publicado en:
2008
Resumen
Este trabalho analisa a elaboração de livros didáticos de História do Brasil a partir das articulações entre a expansão do ensino e do mercado editorial na cidade do Rio de Janeiro entre 1870 e 1924. Através de fontes variadas, tais como os próprios livros didáticos, catálogos e almanaques de editoras, programas de ensino, anúncios, periódicos e memórias, este estudo busca compreender as mudanças e permanências na produção de livros didáticos de História do Brasil no bojo da popularização da cultura letrada e da ampliação de públicos leitores na cidade. Procura acompanhar as ações dos sujeitos envolvidos nesse processo - autores, livreiros, editores e professores - em busca de suas motivações e dos múltiplos significados envolvidos nas experiências de vulgarização do conhecimento histórico através de manuais didáticos e da ampliação do ensino formal.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
SILVA, Alexandra Lima da. Ensino e mercado editorial de livros didáticos de História do Brasil: Rio de Janeiro (1870-1924). 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de História, Niterói, 2008.Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: