LETRAMENTO DOCENTE NO BRASIL: ESTADO DO CONHECIMENTO (2015-2019)
Estado do conhecimento
Formação de professores
Educação
Formação de professor
Teaching literacy
State of knowledge
Teacher training
Antunes, Bruna Neves | Posted on:
2020
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar a produção científica sobre letramento(s) docente(s) publicada e desenvolvida no contexto brasileiro entre 2015 e 2019, na área de Educação, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, que visa mapear o conhecimento, situando as principais abordagens, tendências e resultados da produção científica, e destacar os desafios e contribuições acerca do tema. Além disso, desenvolve-se um debate sobre letramento docente na formação e na prática, com destaque à relação entre a esfera acadêmica e escolar, contextos no qual se constituem as práticas de leitura e escrita profissionais docentes, ressaltando a imbricação com o letramento acadêmico. A pesquisa apresenta como resultado apenas quatro trabalhos publicados sobre o tema na área de educação, evidenciando, dessa maneira, a escassez de estudos sobre o tema e a necessidade de investimento em pesquisa para o avanço do mesmo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ANTUNES, Bruna Neves. Letramento docente no Brasil: estado do conhecimento (2015-2019). 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Letramento docenteEstado do conhecimento
Formação de professores
Educação
Formação de professor
Teaching literacy
State of knowledge
Teacher training
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: