Metadata
Mostrar registro completo
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA FEMINISTA PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E DEMOCRÁTICA
Feminismo
Formação
Crianças
Educação infantil
Feminismo
Child education
Feminism
Qualification
Children
Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi | Postado em:
2021
Resumo
Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir de revisão de literatura, com análise e busca da articulação da teoria feminista e o que preconiza os documentos oficiais que orientam o trabalho na educação infantil. A luta pelo
direito à creche, face do movimento feminista periférico pautado a partir da década de 1970 ao indagar “De quem é o direito à creche?”, aponta, em plano político e social, do papel político e social, do papel da mulher e das crianças, desde que são bebês. Compreender feminismo e Educação Infantil, como proposta de uma educação democrática, antirracista deveria ser assumido como responsabilidade de toda a sociedade na educação das crianças, desde que são bebês. Sendo essencial os estudos de gênero, raça e classe na formação dos educadores. Fundamentam a construção do trabalho autoras e autores como bell hooks(2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie(2017), Fúlvia Rosemberg(1996, 1997,2015), Joana El’Jaick de Andrade(2018), Regina Facchini(2018), Ana Lúcia Goulart de Faria(2018), Daniela Finco(2015 e 2018), Márcia Aparecida Gobbi(2015), Elina Elias
Macedo(2015, 2018), Djamila Ribeiro(2018), Reny Scifoni Schifino(2015), Adriana Alves da Silva(2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza(2018), Maria Amélia de Almeida Teles(2015, 2018),Rodrigo Saballa de Carvalho(2015), Flávio Santiago(2018) e documentos oficiais como as DCNEI(Brasil, 2009)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
RAMIA, Luisa da Cunha Nunes Abi. Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Assunto(s)
Educação infantilFeminismo
Formação
Crianças
Educação infantil
Feminismo
Child education
Feminism
Qualification
Children
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: