NARRATIVAS E ENCONTROS: A NEGAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO EM HISTÓRIAS COTIDIANAS DE MULHERES
Escolarização
Negação
Cotidiano
Mulher negra
Narrativa
Women
Schooling
Denial
Daily
Bernar, Aline Praça | Posted on:
2020
Abstract
Caminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção
desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas
conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres
oriundas das classes populares. Esta tese tem seus caminhos constituídos
através de narrativas de mulheres pobres, negras e sem escolarização.
Ela intenta mostrar que os caminhos percorridos rumo ao desejo e ao direito de
uma escolarização negada constituem experiências tatuadas em vozes
femininas. A elaboração narrativa e a construção dessas histórias desafiam
narradoras e ouvinte (inclusivamente a pesquisadora) a perceberem que, uma
vez exposta, a experiência narrada se encaminha rumo a outras experiências
que passam a ser compartilhadas. As narrativas trazidas para a presente tese
mostram a inevitável construção de redes entrelaçadas de vozes dentro do
mesmo texto na luta necessária e expressiva em prol do direito primordial rumo
à emancipação. Dessas narrativas emergem as presenças e ausências, as
queixas, os protestos, as denúncias, mas também os sonhos, as lutas, a força
e a resistência. É notória, nessas histórias, a persistência dessas mulheres
participantes da pesquisa que cientes de sua incompletude, assume-se como
tal, na busca e na briga por um horizonte possível de transformação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
BERNAR, Aline Praça. Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres. 2020. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
MulheresEscolarização
Negação
Cotidiano
Mulher negra
Narrativa
Women
Schooling
Denial
Daily
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: