• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IL - Instituto de Letras
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Mestrado - Niterói
  • POSLING - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IL - Instituto de Letras
  • POSLING - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - Niterói
  • POSLING - Mestrado - Niterói
  • POSLING - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
PRONTA - Monica Maciel versão ... (1.413Mb)

Collections
  • POSLING - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O ENSINO DO ESPANHOL NO BRASIL: PERCURSO HISTORIOGRÁFICO NO SÉCULO XX
Silva, Mônica Maciel da | Posted on: 2021
Abstract
O presente trabalho busca descrever e analisar a trajetória do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil ao longo do século XX. O foco da pesquisa é traçar uma crônica do Espanhol como disciplina do sistema nacional de ensino no transcorrer do século e interpretar as motivações de sua inclusão e posterior exclusão da grade curricular. Dessa forma, o principal objetivo da pesquisa consiste em descrever detalhadamente a implementação e o desenvolvimento do ensino de Língua Espanhola, incluindo a análise da legislação pertinente e do material didático ofertado ao educador como auxílio em sala de aula. Além disso, aborda-se a inserção da política de ensino do Espanhol concomitantemente com a periodização dos estudos linguísticos no Brasil, tendo em vista a influência dos principais eixos do pensamento linguístico nas escolhas programáticas da legislação e dos programas escolares para o ensino de Línguas Estrangeiras. A análise foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística, área de estudo interdisciplinar que se dedica à investigação dos fatores que proporcionam a produção e a disseminação do saber linguístico no decurso do tempo. Espera-se com este do trabalho colaborar para a formação do professor de Espanhol, conferindo-lhe informação sobre a história de sua disciplina no Brasil novecentista, bem como contribuir para um projeto mais amplo em prol do relato histórico das forças axiológicas que estão no percurso do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil, aí incluídas as motivações políticas e culturais que se expressam na legislação atinente e se consolidam na prática pedagógica no cotidiano da Educação
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
SILVA, Mônica Maciel da. O Ensino do espanhol no Brasil: percurso historiográfico no século XX. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Ensino de espanhol no Brasil
Percurso historiográfico
Política de ensino do espanhol
Historiografia da linguística
Historiografia linguística
Ensino da língua espanhola
Spanish teaching in Brazil
Historiography path
Spanish teaching policy
Historiography of linguistics
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22321
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram