Metadata
Show full item record
POR QUE SOCIOLOGIA INCOMODA?: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE 2018-2019
Neoconservadorismo
Neoliberalismo
Residência pedagógica
Ensino de sociologia
Docência
Conjuntura
Brasil
Política
Teaching of sociology
Neoconservatism
Neoliberalism
Pedagogic residence
Souza, Haila Otilia Silva Flôr de | Posted on:
2020
Abstract
Este artigo pretende explorar as relações conjunturais brasileiras no período de agosto de 2018-2019 e situar o embaraço presente em sala de aula em relação a alguns temas pertinentes ao ensino da Sociologia, a partir da minha experiência durante o período em que compus como residente o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) . Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com residentes e professores do PIRP – Sociologia Campos dos Goytacazes, além de levantamentos bibliográficos e observação participante. O PIRP é um programa de iniciação à docência para licenciandos que já estejam na segunda metade do curso da graduação. Tem como objetivo principal aperfeiçoar a formação destes futuros professores, através de uma imersão em sala de aula que promova ações como regência e intervenções pedagógicas no Ensino Básico sob a supervisão de um professor da Educação Básica (preceptor) e de um professor orientador, do ensino Superior
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOUZA, Haila Otília Silva Flôr de. Por que a sociologia incomoda?: considerações sobre ensino de sociologia no perído de 2018 - 2019. 2020. 31 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2020.Subject(s)
Ensino de sociologiaNeoconservadorismo
Neoliberalismo
Residência pedagógica
Ensino de sociologia
Docência
Conjuntura
Brasil
Política
Teaching of sociology
Neoconservatism
Neoliberalism
Pedagogic residence
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: