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TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: A PERCEPÇÃO DAS PUÉRPERAS FRENTE À AMAMENTAÇÃO
Aleitamento materno
Educação em enfermagem
Saúde da mulher
Aleitamento materno
Educação em enfermagem
Women's health
Breastfeeding
Nursing education
Pedroza, Valéria Cristina Machado | Posted on:
2020
Abstract
Introdução: No Brasil, dados de prevalência de indicadores de aleitamento materno indicam crescimento e adesão à prática. Entretanto, apesar do crescimento significativo ao longo dos anos os indicadores ainda se encontram abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Sendo o profissional de saúde em especial o enfermeiro um motivador da prática de amamentação, este deve a partir de informações adequadas intervir proporcionando conhecimento a mulher sobre a prática da amamentação, melhorando assim os índices de adesão. Objetivos: Analisar a percepção de mulheres nutrizes sobre o uso de tecnologias educativas na promoção da amamentação, caracterizar o perfil das mulheres nutrizes; descrever as tecnologias educativas apontadas pelas mulheres nutrizes e identificar a percepção das mulheres nutrizes sobre o uso de tecnologias educativas na promoção da amamentação. Metodologia: O trabalho tem natureza descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo realizado em enfermaria de alojamento conjunto do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, com 10 mulheres nutrizes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online e os dados submetidos à análise embasada em manuais, protocolos, guidelines nacionais e internacionais e ainda em estudos de autores especialistas no assunto. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) sob o número de parecer 38.830.314. Resultados e Discussão: Diante da análise realizada, emergiram das respostas duas unidades temática: Tecnologias educativas: desafio para profissionais de saúde na promoção da amamentação e a percepção das mulheres quanto ao uso das tecnologias educativas no contexto da amamentação. Identificou-se que apesar da importância da utilização de tecnologias educativas para a orientação na amamentação ainda hoje há uma superficialidade tanto na utilização de diferentes abordagens quanto nas informações orientadas o que pode ser um fator negativo para a continuidade da amamentação. Conclusão: Conclui-se que há a necessidade de melhoria na assistência prestada às mulheres nutrizes e que apesar do aumento dos índices de amamentação no Brasil, a mudança faz-se necessária nas práticas educativas de modo a atravessar a barreira da superficialidade das orientações e a não utilização de diferentes abordagens, sejam elas realizadas no período gestacional ou puerperal visto que a conscientização das mulheres a partir da educação em saúde é um processo facilitador para a sensibilização quanto à importância da amamentação.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Pedroza, Valéria Cristina Machado. Tecnologias educativas: a percepção das puérperas frente à amamentação. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2020.Subject(s)
Saúde da mulherAleitamento materno
Educação em enfermagem
Saúde da mulher
Aleitamento materno
Educação em enfermagem
Women's health
Breastfeeding
Nursing education
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