PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA: AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Afetividade
Aprendizagem
Fracasso escolar
Teoria psicogenética
Pedagogia
Aprendizagem
Educação
Psicopedagogia
Psicologia educacional
Afeto
Psychopedagogy
Affectivity
Learning
School failure
Psychogenetic theory
Pedagogy
Vieira, Wagner Luiz Silva | Posted on:
2020
Abstract
Este trabalho, de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo analisar a relação entre afetividade e o processo de aprendizagem, com base teórica na pedagogia história-crítica na sua interseccionalidade com a psicologia histórico-cultural. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, além da Introdução e das considerações finais. No primeiro capítulo, sinaliza as características do universo ideológico neoliberal, pós-moderno e as interfaces entre construtivismo e pós-modernismo, bem como as tentativas de unificação das ideias de Piaget e Vygotsky, no segundo capítulo apresenta alguns fragmentos relacionados as teorias psicogenéticas de Piaget e Vygotsky e Wallon com relação aos fatores biológicos e sociais com o lugar da interação desembocando nos temas da afetividade, cognição e o desenvolvimento do juízo moral. No terceiro capítulo discorre sobre a prática pedagógica histórico-crítica e questões das vulnerabilidades entre o homem e o trabalho, alienação docente e as implicações na construção do conhecimento e a reflexão sobre a escola, um espaço de possibilidades. No quarto e último capítulo, reforça os benefícios da mediação pelo docente das ações psicopedagógicas e o emprego da afetividade a fim de melhorar o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo dos discentes. Nas considerações finais avigora o desafio do educador de não ter uma visão da escola apenas como o local de transmissão de um saber objetivo sobre a realidade natural e social, mas em oportunizar as condições para um processo coletivo e interativo de compartilhamento e edificação de significados pessoais, sociais e culturais conforme um contexto interativo e como proposta uma reflexão nos próximos trabalhos nos estudos de sucesso educacional em classes desfavorecidas inclinadas ao fracasso escolar
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
PsicopedagogiaAfetividade
Aprendizagem
Fracasso escolar
Teoria psicogenética
Pedagogia
Aprendizagem
Educação
Psicopedagogia
Psicologia educacional
Afeto
Psychopedagogy
Affectivity
Learning
School failure
Psychogenetic theory
Pedagogy
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: