Metadata
Show full item record
A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA: AS MOTIVAÇÕES ESTRATÉGICAS NO SETOR DE ALIMENTOS DO BRASIL
Responsabilidade socioambiental
Setor alimentício brasileiro
Desenvolvimento sustentável
Stakeholder
Corporate strategy
Social-environmental responsibility
Brazilian food sector
Abstract
Nos últimos anos, a preocupação com a temática sustentabilidade tem sido discutida no mundo. Isto tem influenciado a criação de políticas ambientais, assim como a percepção dos principais stakeholders para novas demandas, interferindo nas elaborações de estratégias e políticas internas e externas das organizações. Por esse motivo, as corporações têm direcionado atenção às externalidades que suas atividades socioambientais podem causar; as questões ambientais, além disso, podem afetar diferentes áreas de operação da empresa, desde a compra da matéria prima até o descarte de resíduos. A Responsabilidade Socioambiental utilizada como estratégia pode levar ao alcance de resultados positivos. Contudo, observa-se que essas estratégias são consequências de fatores antecedentes condicionados às características do setor atuante das corporações. O presente artigo tem como objetivo investigar as motivações e consequências do uso da Responsabilidade Socioambiental como estratégia no setor de alimentos e bebidas brasileiro, os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados na Super Rio ExpoFood 2018 e utilizado a Análise Fatorial Exploratória para análise dos dados. Os resultados apresentaram relações entre os fatores, com destaque a alta administração como principal stakeholder interno e orientador das estratégias e alta influência dos externos, pressão do público, reagindo através da accountability e melhoria tecnológica
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LEITE, Breno Felipe Ribeiro; SOUSA, Líbia Machado de. A responsabilidade socioambiental como estratégia: as motivações estratégicas no setor de alimentos do Brasil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Estratégia empresarialResponsabilidade socioambiental
Setor alimentício brasileiro
Desenvolvimento sustentável
Stakeholder
Corporate strategy
Social-environmental responsibility
Brazilian food sector
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: