DINÂMICA SOCIAL E ESTRATÉGIAS INDÍGENAS: DISPUTAS E ALIANÇAS NO ADEAMENTO DO IPANEMA, EM ÁGUAS BELAS, PERNAMBUCO, (1860-1920)
História do Brasil
Pernambuco
Pernambuco - política e governo
Dantas, Mariana Albuquerque | Publicado en:
2010
Resumen
Este trabalho traz uma análise que enfoca as redes de relacionamentos entre índios e não-índios durante e após o processo de extinção do Aldeamento do Ipanema, entre as décadas de 1860 e 1920. Os índios Carnijó, habitantes do referido aldeamento, valeram-se de estratégias variadas para interferirem nos rumos políticos da localidade e na administração de suas terras, no mesmo período em que várias autoridades locais e provinciais construíam uma imagem de mestiçagem dos índios e abandono das aldeias. Num caminho contrário a esse discurso que prioriza categorias generalizantes, torna-se fundamental abordar os vários processos de mistura pelos quais os índios que habitavam a região entre o rio Ipanema e a serra do Comunati (atual município de Águas Belas) passaram no período colonial, bem como a reelaboração de suas culturas e identidades. Durante o século XIX, os Carnijó continuaram a refabricar suas identidades, a articular alianças interétnicas e também a se apropriar de instrumentos legais da administração imperial para fazer suas reivindicações alcançarem diversas autoridades. A permanência do grupo no território do extinto aldeamento do Ipanema e as suas relações com a sociedade não-indígena águas-belense sugerem a existência de elementos de coesão que possibilitaram o seu reconhecimento frente ao Estado no início do século XX. Assim, a análise da dinâmica social que envolve dois movimentos aparentemente contraditórios, a extinção do aldeamento e o posterior reconhecimento de sua população indígena, é o objetivo principal do presente trabalho.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
DANTAS, Mariana Albuquerque. Dinâmica social e estratégias indígenas: disputas e alianças no Adeamento do Ipanema, em Águas Belas, Pernambuco, (1860-1920). 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.Sujeta/Sujeto(s)
Índio da América do Sul - aspecto históricoHistória do Brasil
Pernambuco
Pernambuco - política e governo
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: