Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22398
Title: "Se faz preciso misturar o agro com o doce": a administração de Gomes Freire de Andrada, Rio de Janeiro e centro-sul da América portuguesa (1748-1763)
Authors: Ribeiro, Mônica da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Raminelli, Ronald
metadata.dc.contributor.members: Cosentino, Francisco Carlos Cardoso
Kantor, Iris
Fragoso, João Luis Ribeiro
Monteiro, Nuno Gonçalo Pimenta de Freitas
Issue Date: 2010
Citation: RIBEIRO, Mônica da Silva. "Se faz preciso misturar o agro com o doce": a administração de Gomes Freire de Andrada, Rio de Janeiro e centro-sul da América portuguesa (1748-1763). 2010. 308f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
Abstract: As transformações político-administrativas desencadeadas no Império português no século XVIII, especialmente a partir das décadas de 1720 e 1730, trouxeram modificações importantes na prática governativa, tanto no Reino, quanto nas suas colônias e conquistas. Nesse processo, a gestão de Gomes Freire de Andrada na América lusa funciona como um importante exemplo das mudanças que vinham sendo realizadas, especialmente se considerarmos a segunda fase de sua administração – de 1748 a 1763 – quando a jurisdição do Conde de Bobadela passou a abarcar – além do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e São Paulo – toda a região centro-sul. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito analisar a dinâmica administrativa de Gomes Freire, durante os quinze últimos anos de seu governo, percebendo nela a aplicação da idéia de "razão de Estado", norteadora da política imperial naquele momento
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22398
Appears in Collections:PPGH - Teses - Niterói



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons