CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIBERCULTURA E A APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Educação Aberta
MOOC
Cursos Online Abertos e Massivos
Cibercultura
Plataforma aberta da Web
Cyberculture
Web platforms
Open Education
MOOC
Massive Open Online Course
Andrade, Marcos Vinícius Mendonça | Posted on:
2020
Abstract
Aborda, a partir de pesquisa bibliográfica, o contexto histórico sobre a aplicação das tecnologias da informação e comunicação nos processos educativos, enfatizando a evolução das plataformas web a partir dos trabalhos de Okada (2011, 2013); Anderson (2007, 2011); García Canclini (2003). Evidencia os principais conceitos atrelados ao contexto da cibercultura a partir dos estudos de Castells (1999; 2013), Levy (1999; 2000; 2010) e Lemos (2003; 2010). Pretende-se ainda demonstrar a evolução das plataformas Web como elemento para consolidação da Cibercultura. Contextualiza os pilares do movimento da Educação Aberta até o advento dos Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) destacando os estudos de Butcher (2012), Yuan; Powell (2013); Bastos; Biagiotti (2014); Anderson(2013), dentre outros.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
EbookPublisher
Uniedusul
Note
ISBN [da obra completa]:978-65-86010-34-3Source
ANDRADE, M. V. M. Considerações sobre a cibercultura e a aplicação das tecnologias da informação e comunicação nos processos educativos. In: JORGE, W. J. (org). Educação presencial a a distância: desafios e reflexões. Maringá (PR): Uniedusul, 2020. p. 23-52.Subject(s)
CiberculturaEducação Aberta
MOOC
Cursos Online Abertos e Massivos
Cibercultura
Plataforma aberta da Web
Cyberculture
Web platforms
Open Education
MOOC
Massive Open Online Course
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: