MANUAL PARA ADOÇÃO DE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE EM UNIDADES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Ensino
GRI
Sustentabilidade
Gestão por processos
Inovação de processo
Educação profissional
A3P
Teaching
GRI
Sustainability
Mendes, Carla Danieli | Posted on:
2021
Abstract
A pesquisa pode ser considerada aplicada, classificada como descritiva com
abordagem qualitativa. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram
documentos de bases institucionais e ofícios destinados a setores. Quanto aos
dados coletados por pesquisas bibliográficas, foram buscados por temáticas
relacionada à gestão sustentável, indicadores e relatórios de sustentabilidade,
GRI, A3P e sustentabilidade relacionada com universidades. Para a proposta de
solução, as metodologias MASS, SICOGEA e AMAS foram utilizadas.Com o estudo realizado, foi possível verificar que a unidade em análise não realiza o controle das ações de sustentabilidade, sendo a adesão aos programas A3P e GRI sugerida. Entretanto, por estes programas não atenderem demandas específicas de ensino e por característica singulares dos Institutos Federais,
foram inclusos a estes programas pesquisas que consideram o aspecto educacional/ensino. Para auxiliar nas práticas, avaliação e na produção de um relatório de sustentabilidade, que considere os papéis educador e multiplicador da instituição, foram construídos um programa e manual aplicáveis às unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MENDES, Carla Danieli. Manual para adoção de relatório de sustentabilidade em unidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. 2021. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
A3PEnsino
GRI
Sustentabilidade
Gestão por processos
Inovação de processo
Educação profissional
A3P
Teaching
GRI
Sustainability
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: