MONITORAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO NÍVEL MÉDIO NO IFMT - CAMPUS ALTA FLORESTA
Avaliação
Políticas públicas
Educação profissional
Ensino médio
Evasão escolar
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Evasion
Assessment
Public policy
Silva, Thiago Henrique Carvalho | Posted on:
2021
Abstract
O objetivo geral desta pesquisa é propor uma ferramenta de monitoramento do fenômeno da evasão escolar em cursos técnicos integrados ao nível médio no IFMT - Campus Alta Floresta. Este objetivo desdobra-se em quatro objetivos específicos. O primeiro consiste em compreender o fenômeno da evasão scolar em instituições de ensino que oferecem cursos técnicos profissionalizantes.O segundo, estruturar planilhas eletrônicas que permitem visualizar o número de evadidos e concluintes numa série histórica. O penúltimo em diagnosticar causas que potencialmente levam o aluno à evasão escolar em cursos técnicos integrados ao nível médio. Por derradeiro, elaborar um plano de ação com o auxílio da
ferramenta 5W2H para encaminhamento à Comissão Interna de Permanência e Êxito (CIPAPE) do Campus Alta Floresta. Procedimentos/Método para a solução do problema: O presente estudo de
natureza aplicada busca propor uma solução para um problema prático, sendo este abordado a partir de uma análise qualitativa a partir de um diagnóstico das taxas (índices) e fatores que levam ao fenômeno da evasão escolar. Trata-se de umapesquisa descritiva, sustentada a partir de uma pesquisa bibliográfica em que os instrumentos de coleta de dados se apoiarão em levantamento de campo (survey), análise documental e entrevistas com alguns públicos envolvidos nos processos de
escolaridade formal. Resultados: Identificou-se que o processo de monitoramento do fenômeno da
evasão no campus tinha limitações quanto ao retorno das informações extraídas pelo sistema de registro escolar. Neste sentido, elaborou-se um instrumento que
permite avaliar o fenômeno durante o período letivo e não apenas ao final deste,
alcançando o objetivo previamente estabelecido.
Implicações práticas: O artefato subsidia as comissões permanentes responsáveis
pelo acompanhamento da evasão escolar em cursos técnicos profissionalizantes, na
elaboração, exclusão, ampliação de políticas institucionais que possibilitem a
permanência do discente até a sua conclusão com êxito. Originalidade e contribuições: A proposta apresentada é original e se desenrola a partir do estudo de ferramentas de avaliação que permitem medir a efetividade de políticas públicas voltadas para o contenção da evasão escolar em instituições
públicas profissionalizantes. Além disso, existe a possibilidade de disseminação na utilização do instrumento elaborado em outros campi que ofertam cursos profissionalizantes. A pesquisa é vinculada às Políticas Públicas e suas contribuições têm aderência à linha de atuação científico-tecnológica Organizaçõese Sociedade.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Thiago Henrique Carvalho. Monitoramento da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao nível médio no IFMT - campus Alta Floresta. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
EvasãoAvaliação
Políticas públicas
Educação profissional
Ensino médio
Evasão escolar
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
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