Metadata
Show full item record
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação
Ensino de química
Constituição da matéria
Processo de ensino-aprendizagem
Sala de aula
Ensino médio
Didactic game
Education
Chemistry teaching
Constitution of the matter
Gama, Bianca Matias | Posted on:
2019
Abstract
Nos últimos anos, a utilização dos jogos didáticos no Ensino de Química como recurso didático capaz de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tem sido estudada por muitos pesquisadores e estudiosos da área educacional. A importância dada à sua utilização acerca do desenvolvimento humano foi defendida há muitos anos por grandes educadores, dentre eles Jean Piaget. No entanto, a inserção e a maneira como este material deve ser empregado em sala de aula, como um recurso de aprendizagem, é um desafio enfrentado por muitos professores, principalmente por aqueles que ainda insistem no ensino tradicional, o que demanda estudos acerca dessa abordagem. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a reelaboração de um jogo didático: Baralho atômico - atividade lúdica para o ensino da evolução dos modelos atômicos, aprimorando-o para sua reprodução e posterior inserção em sala de aula. A proposta original do referido jogo mostra-se incompreensível tanto para quem busca reproduzi-la, tanto para quem busca utilizá-la de maneira lúdica, assim como os próprios alunos, tendo regras pouco claras e incoerentes. Dessa forma, o trabalho pretende consequentemente apresentar e implementar em sala de aula o material em estudo durante aulas de Química de uma escola pública de educação básica da cidade de Volta Redonda/RJ, abordando o conteúdo científico de Constituição da Matéria e Construção do modelo atômico, voltado para o primeiro ano do Ensino Médio, conforme prediz o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Ao final da implementação do recurso em sala de aula, os resultados obtidos por meio de testes foram avaliados e refletidos criticamente de forma a verificar que este recurso didático oferece bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo significativamente para a vida escolar dos educandos, tornando o processo educativo dinâmico, prazeroso e relevante diante do contexto escolar.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GAMA, Bianca Matias. A utilização de jogos no ensino de química como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 2019. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
Jogo didáticoEducação
Ensino de química
Constituição da matéria
Processo de ensino-aprendizagem
Sala de aula
Ensino médio
Didactic game
Education
Chemistry teaching
Constitution of the matter
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: