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ESTUDO DA MANUTENÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
Autoridade docente
Afetividade
Comunicação na educação
Sala de aula
Ensino médio
Relação professor-aluno
Samagaio, Lucas Lopes | Posted on:
2020
Abstract
O presente trabalho tem como tema a investigação da manutenção da autoridade
docente em sala de aula. O objetivo é compreender como se dá o processo de formação da
autoridade moral do professor, em função das relações sociais entre professor e aluno, assim
como as emoções envolvidas, através da visão de professores do Ensino Médio do Estado do
Rio de Janeiro. Tendo em vista que as relações sociais são baseadas na comunicação,
principalmente no ambiente escolar, se faz necessário compreender como a mesma afeta as
relações sociais presentes. A escolha do tema se deu devido à situações vivenciadas durante
as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino, na qual pode-se observar uma relação entre
professor e aluno, baseada no medo por parte dos discentes e comportamento autoritário por
parte do docente. Pensando nessas situações e o estado atual de pandemia de COVID-19,
optou-se por realizar entrevistas semi-estruturadas com dois professores através de chamadas
de vídeo, para buscar compreender como eles lidavam com relação de autoridade que eles
possuem, com o respeito que tinham por parte dos alunos, através da visão dos professores.
Buscando na literatura, foi escolhida a teoria da Comunicação Não-violenta (CNV), proposta
por Marshall B. Rosenberg, no qual se trata das comunicações do ser humano como um todo,
principalmente as relações hierárquicas, como do patrão e empregado, assim como professor e
aluno, utilizando principalmente desta como um referencial teórico para analisar, através da
fala do professor, os pontos que vão de encontro ou destoam com a CNV. Desse modo, esta
monografia mostra aos futuros professores formas de lidar com algumas situações envolvendo
seus futuros alunos ao exercer seu papel de professor em sala de aula, fazendo um paralelo
entre as experiências dos professores entrevistados e as teorias apresentadas. Assim,
considera-se que a comunicação entre professor e aluno, pode possuir um papel importante
para que a manutenção da autoridade moral do docente, seja realizada de forma saudável, sem
afetar negativamente nenhum dos dois lados. Também é importante ressaltar que através das
análises realizadas, foi possível perceber a existência de uma afetividade na relação entre
professor e aluno, que podem contribuir para a manutenção da autoridade docente e,
consequentemente, uma melhor relação social na sala de aula.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SAMAGAIO, Lucas Lopes. Estudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Comunicação não-violentaAutoridade docente
Afetividade
Comunicação na educação
Sala de aula
Ensino médio
Relação professor-aluno
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