Metadata
Show full item record
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: FUNÇÕES INORGÂNICAS
Jogos pedagógicos
Funções inorgânicas
Recursos didáticos
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Motivação da aprendizagem
Gamification
Pedagogical games
Inorganic functions
Didactic resources
Chemistry teaching
Lopes, Priscila Suelen | Posted on:
2020
Abstract
Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de
gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação
(gamification no inglês) vem sendo utilizada como uma forma de estimular o engajamento,
provocar mudanças comportamentais e despertar a motivação por meio da sistemática e dos
mecanismos existentes nos jogos.
Pode-se dizer que um dos grandes obstáculos identificados por profissionais da educação, ao
longo do processo de ensino e aprendizagem, está na desmotivação vista nos alunos em
aprender os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A introdução de jogos pedagógicos como
recurso didático visa promover um ambiente no qual os alunos sejam os protagonistas do seu
processo de ensino-aprendizagem. Para este trabalho foi elaborado um jogo de tabuleiro
chamado Desafio da Química, o qual consiste na aplicação de conhecimentos acerca das
caraterísticas das funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A avaliação do impacto das
técnicas de gamificação foi realizada com base em resultados de estudos presentes na literatura.
No futuro, pós-pandemia, espera-se a aplicação deste jogo em sala de aula, de modo a expandir
os resultados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LOPES, Priscila Suelen. Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
GamificaçãoJogos pedagógicos
Funções inorgânicas
Recursos didáticos
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Motivação da aprendizagem
Gamification
Pedagogical games
Inorganic functions
Didactic resources
Chemistry teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: