Metadata
Show full item record
RIO PARAÍBA DO SUL: CONTEXTUALIZAÇÃO E PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO SITUAÇÃO DE ESTUDO
Interdisciplinaridade
Ensino de química
Sala de aula
Processo de ensino-aprendizagem
Paraíba do Sul River
Interdisciplinarity
Chemistry teaching
Castro, Thaila de Souza | Posted on:
2020
Abstract
A Química é vista de forma fragmentada no ensino, tornando-se uma ciência limitada em sua
área e isolada dos saberes constituídos por outras disciplinas. Dessa forma, para desconstruir
essa visão secularizada da Química, este trabalho é uma proposta que visa promover a
construção do saber científico e a compreensão conceitual dos conteúdos de Química com o
olhar de diferentes disciplinas. Os pressupostos teóricos são baseados na interdisciplinaridade
utilizando-se de uma sequência de Situação de Estudo na contextualização da temática do Rio
Paraíba do Sul, a fim de promover uma aprendizagem pautando-se na teoria histórico-cultural
de Vygotsky. O objetivo geral do trabalho foi alcançado e esperamos com essa proposta,
possibilitar os docentes, com subsídios teóricos e práticos, desenvolver a mesma em sala de
aula. Além disso, pretende-se ampliar o olhar do docente acerca da importância da
interdisciplinaridade na formação completa do indivíduo para a cidadania, em termos da
realidade aliado à sua pluralidade social e de aprendizagem.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Castro, Thaila de Souza. Rio Paraíba do Sul: contextualização e perspectiva interdisciplinar como proposta para o ensino de química utilizando situação de estudo. 2020. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Rio Paraíba do SulInterdisciplinaridade
Ensino de química
Sala de aula
Processo de ensino-aprendizagem
Paraíba do Sul River
Interdisciplinarity
Chemistry teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: