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DEMOCRATIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – CAMPUS VOLTA REDONDA
Permanência estudantil
Ensino médio
Políticas de ações afirmativas
Democratização do ensino
Ensino de química
Coronavírus
University access
Student permanence
Secondary education
Affirmative action policies
Langner, Érica | Posted on:
2020
Abstract
A democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da
massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente
e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação é um povo capaz de traçar seu próprio
caminho, tomando decisões mais assertivas socialmente, financeiramente e politicamente.
Este trabalho tem como objetivo investigar a democratização no curso de Licenciatura em
Química, a partir da análise de indicadores como: escolarização, condições econômicas e
permanência estudantil, além do aluno trabalhador, o curso noturno e a evasão universitária.
Para fomentar a pesquisa, será analisado como o ENEM e as políticas de ações afirmativas
têm atuado neste processo de acessibilidade ao ensino superior, utilizando-se dados primários
obtidos dos alunos do curso de Química Licenciatura da UFF do campus de Volta Redonda, e,
trazendo para o momento atual. Também será realizada uma abordagem, a partir da visão de
docentes atuantes no ensino médio de Volta Redonda e Região, com relação às mudanças
enfrentadas no ensino frente a pandemia de COVID-19 e seus impactos no acesso ao Ensino
Superior.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LANGNER, Érica. Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda. 2020. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Acesso à universidadePermanência estudantil
Ensino médio
Políticas de ações afirmativas
Democratização do ensino
Ensino de química
Coronavírus
University access
Student permanence
Secondary education
Affirmative action policies
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