MAPAS MENTAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Mind Maps
Environmental Education
Environmental Perception
Abstract
Diante do atual contextoque revela intensa degradação ambiental e reconhecendo a importância da educação para a transformação do status quo, o presente trabalho teve por objetivo analisar e compreender a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em Itaboraí (RJ), por meio de mapas mentais. Além disso, foi desenvolvida a atividade de construção de representações geoespaciais dos problemas socioambientais do espaçode vivência do alunado, visando àprática de uma educação ambiental contextualizada. Apesar da importância de metodologias participativas como a supracitada, os resultados apontaram que a concepção mais abrangente e complexa de meio ambiente ainda foi muito limitada diante das visões tradicionaisverificadasnas argumentações e nos produtos cartográficos.
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Artigo de periódicosPublisher
Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA
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