ANAIS: I SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA (SEMAGEO-UFF): DISTOPIAS GEOGRÁFICAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FRENTE À RUPTURA DO ESTADO DE DIREITO
Diretório Acadêmico Telma Regina | Posted on:
18 mai. 2021
Abstract
O ano de 2019 inaugurou a I Semana Acadêmica de Geografia. Organizada pelos membros do Diretório Acadêmico Telma Regina, a SEMAGEO contou com o apoio da Coordenação do curso, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, todos da Universidade Federal Fluminense – Campus Niterói.
O evento aconteceu de 21 a 25 de outubro de 2019 no Instituto de Geociências, localizado no Campus Praia Vermelha da referida instituição. A programação foi composta por uma homenagem ao ex-aluno Prof. Dr. Andrelino Campos, Mesas Redondas, exposição de arte e cultura, e 4 Grupos de Trabalho para discussão de pesquisas, que deveriam abarcar o tema proposto: Distopias geográficas: desafios e estratégias frente à ruptura do Estado de direito.
As distopias geográficas encerram a instituição do discurso ideológico do atraso, dos territórios considerados incivilizados, periféricos e atrasados. Procuram evidenciar a modernização racialista e escravocrata característica da formação territorial brasileira, e que se traduz, por exemplo, na urbanização precária, nos conflitos fundiários do campo e na destruição de biomas.
A modernização distópica do território anuncia mais um capítulo das geo-grafias do país, na qual se abrem novos campos de luta em defesa dos direitos humanos, do meio ambiente, das liberdades individuais e contra a expansão das desigualdades da distribuição de renda.
Os trabalhos publicados no presente anal correspondem aos seguintes eixos temáticos:
1 - Geo-grafias e Distopias (Urbana, Agrária e Política): este GT visou abarcar trabalhos que se debruçassem acerca da estruturação capitalista do espaço geográfico, em sua face conservadora, autoritária e subalternizante, que
oprime, espolia e explora as comunidades tradicionais, o operariado urbano, os pequenos produtores agrícolas.
2 - Estudo de Impactos Ambientais: este eixo abordou os conflitos ambientais, os planos de manejo ecológico, as vulnerabilidades socioambientais, como eventos extremos, erosão costeira e enchentes urbanas.
3 – Insterseccionalidades: este Grupo de Trabalho abordou as relações étnico-raciais, culturais, de sexualidade e gênero, permitindo a discussão de suas identidades e desigualdades socioespaciais. O eixo procurou evidenciar as estratégias de resistência e superação de distintos sujeitos socialmente marginalizados.
4 - Educação e Geografia: este eixo buscou uma discussão sobre o sistema educacional brasileiro, e, em especial, no que concerne ao Ensino de Geografia, enquanto uma forma potente de leitura de mundo e desenvolvimento do pensamento espacial.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Anais de EventoPublisher
Aline Rozenthal de Souza CruzGuido Cruz de Assis
Note
2019, n. 1, 175 p. ISSN: 2763-8596Source
SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UFF NITERÓI, 1., 2019, Niterói. Anais... Niterói: Diretório Acadêmico Telma Regina, 2019.License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: