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INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CURSOS DE CIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Ensino superior
Deficiência intelectual
Ensino de química
Inclusão social
Pessoa com deficiência
Science teaching
University education
Intellectual disability
Alves, Paloma de Azeredo | Publicado en:
2021
Resumen
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de pessoas
com deficiência intelectual no contexto do ensino superior que estão matriculadas nos cursos
de ciências no Brasil. Para isso, foi realizada análise bibliográfica onde foram recolhidos
trabalhos das seguintes fontes de dados: Google Acadêmico; SciELO e BDTD, dentro do
recorte temporal entre os anos de 2008 a 2020. Os resultados apontam a inexistência de
publicações de trabalhos relacionados a essa temática. Embora o censo do ensino superior
realizado no ano de 2018 pelo INEP aponte que há um número considerado de pessoas com
deficiência intelectual matriculadas nas instituições de ensino superior no país, não há relatos e
nem trabalhos publicados que informam como anda o processo de inclusão desse público em
cursos de ciências. A conclusão estabelece a importância da reflexão e da elaboração de
trabalhos que abordem essa temática e que, principalmente, evidencie que alunos com
deficiência intelectual estão presentes nas instituições de ensino superior e que há uma grande
e necessária demanda de estudos para que esses alunos possam usufruir de um ensino equitativo
e de qualidade, mudando a visão de senso comum que o pensar, fazer e estudar ciências não é
uma tarefa apenas para gênios, mas sim um direito de todos.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
ALVES, Paloma de Azeredo. Inclusão de alunos com deficiência intelectual em cursos de ciências no ensino superior: uma análise bibliográfica. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Fluminense, 2020. Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Sujeta/Sujeto(s)
Ensino de ciênciasEnsino superior
Deficiência intelectual
Ensino de química
Inclusão social
Pessoa com deficiência
Science teaching
University education
Intellectual disability
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