Metadata
Show full item record
O USO DO TEMA PETRÓLEO PARA O ENSINO DE QUÍMICA DE CARÁTER INVESTIGATIVO
Petróleo
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Química orgânica
Contextualization
Oil
Chemistry teaching
Passos, Cristal Mendes | Posted on:
2019
Abstract
É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a reprodução de fórmulas e conceitos. Existe, na atualidade, uma facilidade de encontrar base na literatura para o emprego de metodologias que visam um melhoramento no processo de ensino-aprendizagem. Porém, é comum encontramos na atual conjuntura de ensino professores desmotivados, seja pela desvalorização de sua profissão ou até mesmo por falta de tempo, e escolas com poucos recursos. Na busca do rompimento desta forma de ensino, a contextualização pode vir a ser um caminho eficaz para um ensino que estimule e motive os estudantes a se envolver com o ensino de química. Sendo o petróleo um assunto bastante comentado nas mídias e de grande importância para a atualidade, faz-se o uso deste assunto para atribuir significado e contextualizar os conceitos de química. Deste modo, o presente trabalho descreve uma sequência didática com caráter investigativo, que parte da temática do petróleo para o desenvolvimento de alguns conceitos da química orgânica, visando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de entenderem a relevância da ciência na sociedade em suas dimensões social, política econômica.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PASSOS, Cristal Mendes. O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
ContextualizaçãoPetróleo
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Química orgânica
Contextualization
Oil
Chemistry teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: