Metadata
Show full item record
O JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA EM UMA INTERFACE COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Tabela periódica
História da Ciência
Ensino de química
Sequência didática
Didactic game
Periodic table
History of Science
Lippi, Mírian Lima de Almeida | Posted on:
2019
Abstract
O presente trabalho contempla uma proposta para o ensino de Tabela Periódica (TP). O interesse em tal proposta e a elaboração de uma sequência didática (SD) surgiu a partir das observações realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular, disciplina do curso de Licenciatura em Química. A percepção da dificuldade dos professores em preparar atividades ou utilizar recursos didáticos que facilitem a compreensão dos conteúdos é algo que nos mobilizou na busca de uma estratégia de ensino de caráter mais problematizador. Como forma de tornar o Ensino de Química mais atrativo, apresentamos uma proposta para o ensino de TP pautado na História da Ciência (HC), de modo a mostrar como se deu a construção de uma tabela para organizar os elementos químicos. Para este fim, foi desenvolvido e aplicado um jogo didático com base na tabela publicada por Mendeleev em 1869. Os resultados obtidos mostram que esse é um caminho que favorece melhor interação entre os estudantes e o professor, além de tornar a aula mais dialogada e evidenciar que o desenvolvimento científico envolve um esforço de inúmeros cientistas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LIPPI, Mírian Lima de Almeida. O jogo didático como estratégia para o ensino de tabela periódica em uma interface com a história da Ciência. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
Jogo didáticoTabela periódica
História da Ciência
Ensino de química
Sequência didática
Didactic game
Periodic table
History of Science
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: