Metadata
Show full item record
QUÍMICA DOS SUPER HERÓIS: A UTILIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM SÉRIES DE TV NO ENSINO DE RADIOATIVIDADE
Ensino de química
Radioatividade
Séries de TV
UEPS
Ensino médio
Didática
Multimeio
Meaningful learning
Chemistry teaching
Radioactivity
TV series
Potentially meaningful teaching units
Castro, Beatriz Gatti de | Posted on:
2019
Abstract
O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela na qual o sujeito aprende havendo pouca ou nenhuma interação com seus conhecimentos prévios. Em contrapartida, a aprendizagem significativa (AS), segundo David Ausubel, ocorre quando um novo conceito é relacionado com um conhecimento prévio específico presente na estrutura cognitiva do aluno. Diante disso, neste trabalho, adotou-se a pesquisa-ação para investigar a possibilidade de alcançar a aprendizagem significativa em Química através da utilização de séries de TV em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: conceituar aprendizagem significativa e UEPS, elaborar e aplicar uma unidade de ensino com séries de TV em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio e analisar os resultados obtidos a fim de comprovar a aplicabilidade desses recursos audiovisuais não convencionais como materiais potencialmente significativos para alcançar a AS. Sendo assim, foi desenvolvida e aplicada uma UEPS com duração de 4h/aula, divididas em dois encontros, envolvendo o tema Radioatividade e as séries de televisão Flash e DC’s Legends of Tomorrow. Os resultados obtidos apontaram que as séries de TV utilizadas funcionaram como materiais potencialmente significativos. Isso porque, através de sua aplicação em uma unidade de ensino, os alunos demonstraram interesse e pré-disposição para aprender significativamente. Dessa forma, os estudantes assimilaram o conteúdo de forma não-arbitrária e não-literal, atribuindo novo significado a ele em sua estrutura cognitiva, podendo dizer que houve indícios de aprendizagem significativa.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CASTRO, Beatriz Gatti de. Química dos super heróis: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de TV no ensino de radioatividade. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
Aprendizagem significativaEnsino de química
Radioatividade
Séries de TV
UEPS
Ensino médio
Didática
Multimeio
Meaningful learning
Chemistry teaching
Radioactivity
TV series
Potentially meaningful teaching units
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: