Metadata
Show full item record
ÁCIDO-BASE E PH: ENSINO ESTRATÉGICO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
Sequência de Ensino Investigativa (SEI)
Ácido-base e pH
Cotidiano
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry teaching
Inquiry-based Sequence Teaching (SEI)
Acid-Base and pH
Daily
Reis, Giovane Santos dos | Posted on:
2020
Abstract
Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
REIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Ensino de químicaSequência de Ensino Investigativa (SEI)
Ácido-base e pH
Cotidiano
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry teaching
Inquiry-based Sequence Teaching (SEI)
Acid-Base and pH
Daily
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: