Metadata
Show full item record
AS DUAS FACES DA RADIOATIVIDADE: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO CTSA
Radioatividade
Sequência didática
CTSA
UEPS
Ensino de química
Método de ensino
Ensino médio
Chemistry
Radioactivity
Teaching sequence
STSE
PMTU
Murat, Gabrielle Gonçalves | Posted on:
2020
Abstract
Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza conteúdos científicos que não tem relação ou relevância significativas para sua vida cotidiana. Buscando uma mudança positiva nesse cenário educacional, o presente trabalho tem por finalidade a elaboração de uma sequência de ensino para o tema radioatividade, utilizando uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) juntamente a unidades de ensino
potencialmente significativas (UEPS). Nesta abordagem, a aquisição de novos conhecimentos baseia-se nos conceitos prévios dos educandos, o que confere relevância ao ensino e estimula o interesse pelos novos saberes. Ademais, a sequência didática proposta é estruturada em uma relação educativa dialógica constante entre aluno e professor, utilizandose de mapas mentais e debates orientados, que além de manter a dinamicidade da aula, estimula o trabalho em equipe, a autorreflexão e o desenvolvimento da oratória. Todo o conhecimento científico e tecnológico acerca do tema é estruturado em níveis crescentes de complexidade e, em congruência com o método de ensino, as avaliações são feitas pelo acompanhamento da evolução do estudante bem como da sua participação. Adotando
metodologias ativas de ensino, espera-se que o aluno seja agente ativo na construção do seu conhecimento, potencializando a aprendizagem significativa e contribuindo positivamente para a sua formação como cidadão. Ainda, ao evidenciar os aspectos positivos e negativos do uso da radioatividade, acredita-se que o estudante poderá desenvolver o pensamento crítico e, assim, construir uma consciência pautada nas suas responsabilidades científica, política, social e ambiental.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MURAT, Gabrielle Gonçalves. As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA. 2020. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
QuímicaRadioatividade
Sequência didática
CTSA
UEPS
Ensino de química
Método de ensino
Ensino médio
Chemistry
Radioactivity
Teaching sequence
STSE
PMTU
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: