Metadata
Show full item record
PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DO ESTADO VÍTREO
Transição vítrea
Experimentação
Ensino de química
Ensino médio
Vidro
Meaningful learning
Glass transition
Experimentation
Almeida, Taís dos Santos | Posted on:
2020
Abstract
Observa-se que, no ensino médio os alunos têm pouco contato com temas que relacionam inovação científica e tecnológica com o seu dia a dia. Pensando nessa temática e na necessidade de introduzir novos temas relacionados ao ensino de química no ensino médio, propõe-se um tema de estudo atual sobre um dos estados da matéria pouco estudado: o estado vítreo. Comumente no Ensino Médio são estudados os estados mais básicos: sólido e líquido e gasoso. Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e com o emprego de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), elaborou-se uma sequência didática com o intuito de ser potencialmente significativa, a fim de oportunizar o entendimento dos conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Segundo os passos UEPS, há também a possibilidade do emprego de outros recursos potencialmente significativos como a experimentação e mapas conceituais, enquanto recursos didáticos. Como produto associado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), disponibilizar-se-á um material instrucional que possa ser utilizado por docentes do ensino básico para o ensino deste tema.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ALMEIDA, Taís dos Santos. Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo. 2020. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Aprendizagem significativaTransição vítrea
Experimentação
Ensino de química
Ensino médio
Vidro
Meaningful learning
Glass transition
Experimentation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: