Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519
Title: Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas
Other Titles: Proposed contextualized teaching sequence with the perfume generator theme for the study of organic functions
Authors: Reis, Eufrásia Barboza dos
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
metadata.dc.contributor.members: Novais, Robson Macedo
Vieira, Lígia Maria Mendonça
Issue Date: 2021
Citation: REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Abstract: Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à Química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno.
metadata.dc.description.abstractother: Research in the area of Chemistry Education has investigated the ability of students to construct explanations and articulate their understanding of concepts and ideas related to chemistry in order to make sense of scientific phenomena. Most of the studies conducted through interviews in order to identify and demonstrate the often-confused understanding of chemical concepts. The objective of the present work was to elaborate and propose a didactic sequence contextualized with the generating theme perfumes for the study of organic functions for students in the 3rd year of high school, using the steps of the didactic sequence with a CTS approach - Science, Technology and Society, and based on the theoretical assumptions of Vygotsky. This work not applied due to the pandemic of the new coronavirus, which made it impossible to develop the research in person. The expected results of the research dialogued with the literature in order to justify and support our expectations at each stage. Based on this dialogue with articles in the area we can conclude that: experiments help learning, but the resources are insufficient; the number of students in the classroom is large, which makes some activities unfeasible, and that very long content makes the practical part difficult. However, activities such as workshops and experimentation are very important because, despite their cost, their use increases student interest and curiosity.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22519
Appears in Collections:PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
T2018-Eufrásia Barboza dos Reis-Produto.pdfProduto Educacional837.86 kBAdobe PDFView/Open
Dissertacao Eufrásia corrigida 05.07.2021.pdfDissertação completa1.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons