PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA COM O TEMA GERADOR PERFUMES PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Contextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
Reis, Eufrásia Barboza dos | Posted on:
2021
Abstract
Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
Ensino de químicaContextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: