PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA COM O TEMA GERADOR PERFUMES PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Contextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
Reis, Eufrásia Barboza dos | Posted on:
2021
Abstract
Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos
em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e
ideias relativas à Química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos.
A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e
demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O
objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática
contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções
orgânicas para alunos do 3º Ano do Ensino Médio, utilizando-se de etapas da
sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e
baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado
devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento
da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em
forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar
nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos
da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem,
porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é
grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a
parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação
são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o
aumento do interesse e a curiosidade do aluno.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Subject(s)
Ensino de químicaContextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: