Metadata
Mostrar registro completo
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA COM O TEMA GERADOR PERFUMES PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Contextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
Reis, Eufrásia Barboza dos | Postado em:
2021
Resumo
Pesquisas na área de Ensino de Química investigaram a capacidade dos alunos em construírem explicações e articularem sua compreensão dos conceitos e ideias relativas à química de forma a darem sentido aos fenômenos científicos. A maioria dos estudos foi realizada por meio de entrevistas a fim de identificar e demonstrar a compreensão, frequentemente confusa de conceitos químicos. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e propor uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de etapas da sequência didática com abordagem CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky. Este trabalho não foi aplicado devido a pandemia do novo coronavírus que impossibilitou o desenvolvimento da pesquisa de forma presencial. Os resultados esperados da pesquisa em forma presencial foram dialogados com a literatura a fim de justificar e embasar nossas expectativas frente a cada etapa. Com base nesse diálogo com artigos da área podemos concluir que: os experimentos ajudam na aprendizagem, porém os recursos são insuficientes; o número de alunos em sala de aula é grande, o que inviabiliza algumas atividades e que conteúdo muito longo torna a parte prática dificultada. No entanto atividades como oficinas e experimentação são muito importante pois, apesar de possuírem custos, seu uso proporciona o aumento do interesse e a curiosidade do aluno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFonte
REIS, Eufrásia Barboza dos. Proposta de uma sequência didática contextualizada com o tema gerador perfumes para o estudo das funções orgânicas. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.Assunto(s)
Ensino de químicaContextualização
Química orgânica
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Sala de aula
Chemistry teaching
Contextualization
Organic chemistry
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: