Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22521
Title: Retratos, instantâneos e lembranças: a trajetória e o acervo da fotógrafa Írica Kaefer, Marechal Cândido Rondon (1954-1990)
Authors: Gregory, Lucia Teresinha Macena
metadata.dc.contributor.advisor: Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, Charles
Martins, Ismênia de Lima
Mendonça, Paulo Knauss de
Ferreira, Mariana de Aguiar
Issue Date: 2010
Citation: GREGORY, Lucia Teresinha Macena. Retratos, instantâneos e lembranças : a trajetória e o acervo da fotógrafa Írica Kaefer, Marechal Cândido Rondon (1954-1990). 2010. 382f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
Abstract: Este é um estudo sobre fotografias e memórias feito a partir do acervo particular de Írica Kaefer, constituído pela Foto Kaefer, uma das primeiras casas fotográficas da então Vila General Rondon, com funcionamento desde meados de 1950 até 1990, período que define o nosso recorte temporal. Na perspectiva teórico-metodológica adotada, a fotografia é identificada como uma prática social de produção de sentido. A pesquisa, portanto, relaciona fotografia e memória a fim de discutir o processo de construção social e a relação dos sujeitos com a história local. As unidades culturais foram organizadas nas categorias espaço fotográfico, espaço geográfico, espaço do objeto, espaço da figuração e espaço da vivência, que serviram de base para a análise. Em síntese, após definidas as séries e as quantidades fotográficas analisadas, então entrevistas, textos, jornais e revistas fundamentaram a relação percebida entre a cultura fotográfica e a construção de memórias em Marechal Cândido Rondon/PR, no período 1954 a 1990.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22521
Appears in Collections:PPGH - Teses - Niterói



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons