Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2257
Title: Inovação em turismo: um estudo exploratório da cadeia de turismo no município de Niterói
Authors: Macedo, Matheus Duarte Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Ferraz, Fernando Toledo
Lima, Gilson Brito Alves
Issue Date: 23-Sep-2016
Abstract: O turismo exerce um impacto significativo na economia mundial, empregando milhões de pessoas. Entretanto, para que os empreendimentos turísticos acompanhem a crescente sofisticação da demanda e as mudanças radicais nos modelos de negócio que surgem a cada dia, é preciso desenvolver e internalizar uma cultura de inovação sistemática nas organizações. O objetivo deste trabalho, de natureza exploratória, é propor um framework que permita medir a inovação em empresas da cadeia turística na cidade de Niterói, avaliando suas vantagens competitivas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a coleta dos dados foi feita através de entrevistas estruturadas com uma empresa de cada segmento, conforme classificação do IBGE. Foi empregada a ferramenta radar da inovação e o desempenho obtido pelas empresas estudadas foi calculado através de critérios matemáticos. Os resultados obtidos revelam que, embora as empresas de turismo, em geral, busquem interação constante com seus clientes, elas não cooperam em níveis adequados com outras empresas do setor. Observou-se ainda que algumas ações têm potencial de impactarem, ao mesmo tempo, várias dimensões da inovação, sendo portanto elegíveis como prioritárias para elaboração de políticas para o setor.
metadata.dc.description.abstractother: Tourism has a significant impact on the world economy, employing millions of people. However, we need to develop and internalize a culture of systematic innovation in organizations so that tourism companies follow the increasing sophistication of demand and the radical changes in business models that emerge every day. The objective of this exploratory study is to propose a framework for measuring innovation in the tourism chain companies in the city of Niterói, assessing their competitive advantages. The methodology used was the case study and data collection was done through structured interviews in a company of each segment, according to the IBGE classification. It used the innovation radar tool and the performance achieved by the companies studied was calculated using mathematical criteria. The results show that although tourism companies generally seek constant interaction with their customers, they do not cooperate at appropriate levels with others in the industry. It was also observed that some actions have the potential to influence at the same time various dimensions of innovation and therefore should be given priority to be chosen as policy for the sector.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2257
Appears in Collections:TEP - Projeto Final de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final Matheus Duarte.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.