O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPERUNA
Formação continuada
Escola pública
Coordenador pedagógico
Pedagogical coordinator
Continuing education
Public school
Silva, Liliane Lima de Freitas Sessa | Posted on:
2018
Abstract
Este trabalho busca apresentar, através de relatos de experiências de coordenadoras
pedagógicas, como o coordenador pedagógico pode ser o articulador da formação continuada
em serviço, reconhecendo o conhecimento como construção coletiva e considerando que a
escola é o espaço de novas aprendizagens para todos os seus atores. O que se quer abordar,
fundamentalmente, são as experiências cotidianas de formação de professores no ambiente
escolar. A primeira fase do trabalho pauta-se na seleção de literatura, tomando-se como
referencial teórico as contribuições de Almeida e Placco, Clementi, Domingues, Libâneo,
Rabelo, Galvão, Saviani, entre outros teóricos. A metodologia utiliza aspectos qualitativos e
quantitativos. A abordagem quantitativa foi por meio de 39 questionários aplicados a todos os
coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Itaperuna no intuito de coletar
informações e dados gerais sobre esses atores. Os dados foram apresentados na forma de
gráficos. A abordagem qualitativa, com a investigação narrativa, aconteceu a partir de grupos
focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde seis coordenadores
pedagógicos participaram de três momentos em grupo, baseados em rodas de conversas
direcionadas, objetivando colher dados focados a partir da discussão de tópicos específicos.
Foram discutidos temas como formação docente, coordenação pedagógica, atribuições do
coordenador pedagógico, aspectos históricos da função e a percepção que os professores têm
do coordenador. Partindo da compreensão que a formação continuada na escola passa por
desafios e resistências por questões e paradigmas construídos, inclusive historicamente, a
pesquisa consiste em investigar como a coordenação pedagógica pode tornar-se local efetivo
de formação continuada, considerando os saberes dos professores, valorizando suas
experiências e o seu modo de trabalhar.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Coordenador pedagógicoFormação continuada
Escola pública
Coordenador pedagógico
Pedagogical coordinator
Continuing education
Public school
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: