INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE A PROMOÇÃO COMERCIAL DE PRODUTOS QUE COMPETEM COM O ALEITAMENTO MATERNO EM DROGARIAS DE NITERÓI - RIO DE JANEIRO
Alimentação infantil
Promoção comercial
Aleitamento materno
Fórmulas infantis
Promoção de alimentos
Breastfeeding
infant food
trade promotion
Rodrigues, Gloria Priscila Nunes | Publicado en:
2016
Resumen
A Lei Federal 11.265/2006 tem como finalidade controlar a publicidade e a
comercialização dos alimentos e produtos para lactentes e crianças de 1ª Infância e também de
produtos de puericultura. Acredita-se que a avaliação do cumprimento dessa lei seja de grande
relevância, visto que a promoção comercial indevida interfere negativamente na prática do
aleitamento materno e que essa ainda está muito aquém do preconizado pela WHO. Dessa
forma foi desenvolvida uma ação educativa, por meio de um álbum seriado, aplicada em
drogarias que descumpriam a NBCAL com vistas à mudança de comportamento dos
estabelecimentos visitados. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com abordagem quantiqualitativa, realizada no município de Niterói. Foram visitadas 19 drogarias, das quais apenas11
apresentavam irregularidades segundo a lei, porém uma drogaria não aceitou participar da
pesquisa. O estudo evidenciou a necessidade de realização de medidas educativas em drogarias,
visto que esses estabelecimentos são considerados um dos que possuem maior acessibilidade
para a população brasileira adquirir os produtos considerados substitutos do leite materno e
quanto mais atrativa é a promoção comercial, maior será o interesse do cliente em consumir o
produto. Sabe-se que esse fato interfere de forma direta na introdução precoce da alimentação
complementar saudável das crianças e consequentemente no aumento da prevalência do
desmame precoce. Torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para
aprimorar a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento da Lei 11.265/2006.
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoEditora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Sujeta/Sujeto(s)
Aleitamento maternoAlimentação infantil
Promoção comercial
Aleitamento materno
Fórmulas infantis
Promoção de alimentos
Breastfeeding
infant food
trade promotion
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