A PARTICIPAÇÃO DA MAÇONARIA BRASILEIRA NA DEFESA DO ENSINO LAICO E NA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESCOLAS NO FINAL DO SÉCULO XIX (1869-1900) NO BRASIL
Silva, Samuel Vieira da | Posted on:
2018
Abstract
A pesquisa escrita a partir do campo da História da Educação busca apresentar à
comunidade acadêmica a contribuição da Maçonaria a educação brasileira no final do século XIX. A Maçonaria é sempre citada nos livros de História do Brasil
principalmente por conta da sua atuação política no século XIX, no entanto, a
participação da ordem noutros acontecimentos históricos nacionais carecem de maiores investigações. A pesquisa adota a metodologia bibliográfica e documental visando investigar a criação e manutenção de escolas pela Maçonaria brasileira no período compreendido entre 1869 e 1900, analisando o seu papel tanto na defesa do ensino laico quanto na participação efetiva na educação nacional. Foram analisados os boletins oficiais da Maçonaria brasileira sob a guarda da seção de Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, instituição localizada na cidade do Rio de Janeiro. Tomamos a participação da Maçonaria na criação e manutenção de escolas assim como a defesa do ensino laico tanto como fonte quanto objeto de pesquisa. O texto destaca a luta da Maçonaria na defesa do ensino laico, público e gratuito; a fundação e manutenção de escolas pela Maçonaria; e, a influência da Maçonaria na ilustração brasileira no final do século XIX. No final do século XIX a instituição maçônica ligada ao campo liberal lutou pelo estabelecimento de uma sociedade secular. Os posicionamentos maçônicos eram contrários à visão de mundo defendida pela Igreja Católica. A pesquisa pretende preencher lacunas da história do Brasil que foram omitidas em grande parte dos livros de história ao demonstrar que a instituição Maçonaria apesar de manter um número expressivo de escolas por todo o país no final do século XIX passou despercebida pela historiografia tradicional. Que a Maçonaria dentre outras instituições também deu sua contribuição à história brasileira, sobretudo
a História da Educação.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoLicense Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: