A TUTORIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM TEMPOS DE COVID-19: ORIENTAÇÕES RELEVANTES
Tecnologia educacional
Coronavírus
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavirus
Distance education
Educational technology
Coronavirus
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem.
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Author
Document type
Artigo de periódicosPublisher
CDRR Editors
Source
CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021.Subject(s)
Ensino à distânciaTecnologia educacional
Coronavírus
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Coronavirus
Distance education
Educational technology
Coronavirus