xmlui.metadata.dc.contributor.author | Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Joaquim, Fabiana Lopes | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Menezes, Harlon França de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Sant’ Anna, Rosana Moreira | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-07-27T13:19:37Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-07-27T13:19:37Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2020-03-27 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 26 mar. 2021. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22746 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a tutoria na Educação à Distância (EAD) em tempos de COVID-19. Trata-se de um descritivo de revisão de literatura, de natureza qualitativa sobre a tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19 com orientações relevantes para os professores/tutores em EAD diante das recomendações do Ministério da Educação. Está fundamentado em uma revisão de literatura narrativa com discussão dos seguintes pontos: a interatividade como proposta pedagógica e as competências do tutor com vistas à aprendizagem cooperativa na Educação à Distância. Os professores/tutores que atuam em cursos e disciplinas online devem ser mediadores dos conteúdos desenvolvidos levando em consideração os conteúdos de multimídia, o espaço colaborativo, a flexibilidade e acessibilidade. Diante desta realidade sobre a Pandemia do COVID-19 recomenda-se professor/tutor traga intervenções significativas que promovam a assimilação das informações, de modo que cada indivíduo, usufruindo dos recursos disponíveis em EAD, possa compor cenários em sintonia com os elementos próprios de seu contexto e consiga transformar seu universo intelectual com experiências positivas de aprendizagem. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.publisher | CDRR Editors | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.relation.ispartof | CAMACHO, A. C. L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title.alternative | Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Artigo de periódicos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.version | Sim | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Ensino à distância | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Coronavírus | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Niterói,RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso. Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | Hospital Pró-Cardíaco. Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Professora. Niterói ,RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino à distância | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Tecnologia educacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Coronavirus | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Distance education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Educational technology | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Coronavirus | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This work aims to analyze tutoring in Distance Education (EAD) in times of COVID-19. It is a descriptive literature review, of a qualitative nature on tutoring in distance education in times of COVID-19 with relevant guidelines for teachers/tutors in distance education in view of the recommendations of the Ministry of Education. It is based on a review of narrative literature with discussion of the following points: interactivity as a pedagogical proposal and the skills of the tutor with a view to cooperative learning in Distance Education. Teachers/tutors who work in online courses and disciplines should be mediators of the content developed taking into account the multimedia content, the collaborative space, flexibility and accessibility. In view of this reality about the COVID-19 Pandemic, it is recommended that the teacher/tutor bring significant interventions that promote the assimilation of information, so that each individual, taking advantage of the resources available in distance education, can compose scenarios in line with the elements proper to their context and manage to transform your intellectual universe with positive learning experiences. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Professor | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Niterói | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |