USO DE SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Energy2D
TICs
Aprendizagem significativa
3MP
Calor
Simulação Energy2D
Aprendizagem Significativa
Três Momentos Pedagógicos
Heat
Energy2D
ICT
Meaningful Learning
3PM
Oliveira Júnior, Paulo Sérgio Lima de | Posted on:
2021
Abstract
A sociedade atual está repleta de tecnologias, seja em casa, na rua ou na escola, essas tecnologias continuam evoluindo e se difundindo na sociedade com grande rapidez. Nesse sentido, o ensino necessita se adaptar a esse novo modelo de sociedade e incorporar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018, vem com uma proposta de apoiar o ensino da educação básica, onde uma das orientações é a inserção de recursos computacionais nas práticas de ensino, tanto para aprimorar o processo de aprendizagem, quanto para incentivar o estudante a fazer o uso dessas tecnologias. No ensino de física, esses recursos computacionais podem ser inseridos por simulações como uma complementação à experimentação, quando a experimentação não é possível, ou não é preferível. Certos fenômenos estudados em física são difíceis de serem observados somente por experimentação. Sendo assim, a simulação pode ser utilizada para uma melhor visualização do fenômeno. Os processos de transferência de calor fazem parte desses fenômenos de difícil visualização e para estudá-los utilizaremos o simulador Energy2D, entretanto, o uso didático desse recurso deve ser planejado. Como produto deste trabalho, roteiros didáticos foram elaborados com
o intuito de auxiliar o professor no uso do programa em sala de aula, além de incentivar a discussão de conceitos físicos, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov e Angotti, e, em conjunto com outras técnicas de ensino, pode possibilitar uma aprendizagem significativa, segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho não se trata de um manual fechado de como aplicar as simulações computacionais no ensino de ciências, mas sim de um norteador para ações e ferramentas didáticas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, onde buscamos contribuir para o ensino de ciências por simulações computacionais em escolas de ensino médio
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
OLIVEIRA JUNIOR, Paulo Sérgio Lima de. Uso de simulador computacional para o ensino de transferência de calor. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
CalorEnergy2D
TICs
Aprendizagem significativa
3MP
Calor
Simulação Energy2D
Aprendizagem Significativa
Três Momentos Pedagógicos
Heat
Energy2D
ICT
Meaningful Learning
3PM
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: