PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA INTERLOCUÇÃO ENTRE A ABORDAGEM CTS E A PERSPECTIVA FREIREANA
Sequência didática
Pedagogia freireana
Educação cidadã
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Cidadania
Processo de ensino-aprendizagem
Elementary education II
Didactic sequence
Freirean pedagogy
Citizen education
Victorino, Márcia Cristina Soares de Moura | Posted on:
2021
Abstract
Nessa pesquisa temos por objetivo desenvolver metodologias de ensino de ciências com enfoque CTS numa perspectiva freireana para ser aplicada no nono ano do ensino fundamental II (9º ano do EF II). Como cenário da pesquisa tomamos o contexto da Escola Municipal Altivo César, no município de Niterói (RJ), onde a autora atua como docente. Assim, o produto educacional resultante, apesar de elaborado a partir deste contexto, pode ser adaptado para qualquer escola, pública ou privada, de qualquer região do Brasil. De cunho qualitativo, buscamos apoio em autores como Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, entre outros, que discutem a abordagem CTS no ensino de ciências e também em algumas das obras de Freire para tecer reflexões teóricas e compreender as interlocuções entre o ensino CTS e a pedagogia freireana, para pensar a construção de nossa metodologia de ensino. Como resultado foram elaboradas sequências didáticas (SD) com temas extraídos da realidade concreta dos estudantes e da comunidade escolar. Com a aplicação parcial da primeira sequência, que foi interrompida pela pandemia do COVID-19, fomos capazes de refletir sobre nossa prática a partir da teoria para então, traçar estratégias que contribuem para tornar o ensino de ciências significativo e capaz de promover as reflexões e críticas necessárias ao modelo técnico-científico de ensino praticado, buscando uma educação técnico-científica humanística. O produto educacional resultante é integrado por quatro SD para o ensino de ciências no nono ano de escolaridade, numa perspectiva CTS com abordagem freireana. Nessas sequências são trabalhados os objetos de conhecimento referentes à unidade temática matéria e energia da BNCC
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
VICTORINO, Márcia Cristina Soares de Moura. Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Ensino fundamental IISequência didática
Pedagogia freireana
Educação cidadã
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Cidadania
Processo de ensino-aprendizagem
Elementary education II
Didactic sequence
Freirean pedagogy
Citizen education
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: