LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI
Políticas públicas
Saberes docentes
Rede Municipal de Educação De Niterói
Leitura
Política pública
Escola municipal (Niterói, RJ)
Lectura literaria
Políticas públicas
Enseñanza del conocimiento
Red Municipal de Educación de Niterói
Locatelli, Rosane Fernandes | Posted on:
2021
Abstract
No Brasil, a partir dos anos 1960, surgiram várias instituições e programas voltados
para a promoção da leitura. Esse movimento intensificou a discussão sobre a
literatura infantil e o Estado, que, preocupado com o baixo índice de leitura em
nosso país, passou a investir em ações voltadas para o público escolar. No entanto,
as políticas públicas relacionadas ao livro e à literatura são recentes em nosso país.
Ao refletir sobre a formação do leitor literário na escola, como lugar privilegiado que
proporciona o encontro do estudante com o livro, cabe reconhecer o papel
fundamental da prática do professor nesta questão. Esta pesquisa examinou as
contribuições no campo da literatura e da prática com a leitura literária em sala de
aula trazendo para essas discussões Paulo Freire, Antônio Candido, Magda Soares,
Patrícia Corsino, Rildo Cosson, Regina Zilberman e TzvetanTodorov entre outros; as
ações e políticas públicas nacionais e municipais voltadas para o livro e a leitura de
literatura, que tem colaborado na distribuição de acervo para as escolas e oferecido
aos professores formação na área; como também explorou a problemática dos
saberes docentes conversando com Antônio Nóvoa e Michel Tardif. O objetivo
principal dessa pesquisa foi identificar como professores que atuam na educação
básica da Rede Municipal de Educação de Niterói constroem o seu trabalho com a
leitura literária em sala de aula. Como procedimentos metodológicos, essa pesquisa
recorreu à análise documental, como sugerem Menga Ludke e Marli André, de
legislações federais/municipais e textos produzidos na Rede Municipal de Educação
de Niterói, e foram realizadas entrevistas/conversas semiestruturadas com quatro
professores da Educação Básica, sendo dois da educação infantil, um do
fundamental 1 e outro atuando no fundamental 1 e 2, optando nessa etapa pelo
método autobiográfico trazendo os autores Elizeu Clementino de Souza, Mariana
Martins Meireles, Maria Helena Abrahão e Maria da Conceição Passegi para
reflexão, buscando destacar a prática desses professores que, ao longo de sua
trajetória, foram constituindo saberes e propondo atividades com a literatura em sala
de aula. Considerando que existem leis e documentos, tanto federais quanto
municipais, que tratam da leitura literária, do livro e das bibliotecas no Município e na
Rede Municipal de Educação de Niterói, pudemos confirmar que essas políticas e
ações foram descontinuadas ao longo dos anos, provocando perda de espaços de
leitura e precariedade de acervo nas escolas. Assim, foi o professor, resistindo, na
escola e/ou na sala de aula, acreditando na potência da leitura literária, que deu
continuidade a essas políticas públicas, garantindo ao estudante o contato com o
livro literário e o direito à literatura
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
LOCATELLI, Rosane Fernandes. Leitura literária na escola: um estudo sobre práticas de professores da rede municipal de educação de Niterói. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Leitura LiteráriaPolíticas públicas
Saberes docentes
Rede Municipal de Educação De Niterói
Leitura
Política pública
Escola municipal (Niterói, RJ)
Lectura literaria
Políticas públicas
Enseñanza del conocimiento
Red Municipal de Educación de Niterói
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