FORMAÇÃO EM SAÚDE: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA DO INSTITUTO DE NOVA FRIBURGO/UFF
Saúde
Fetodologias ativas
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Ensino
Aprendizagem
Fonoaudiologia
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Teacher formation
Health
Active learning methodologies
Uen, Lin ShrI | Posted on:
2020
Abstract
A formação dos profissionais em saúde é um tema de grande relevância no cenário atual. Se faz necessário fornecer uma formação qualificada para quem forma esses profissionais de saúde. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar aspectos da formação em saúde relacionados ao uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal
Fluminense, a partir das práticas pedagógicas dos docentes do curso. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE 08783819.3.0000.5243. Participaram do estudo 17 professores, que foram convidados a responder um questionário autoaplicável e uma entrevista com perguntas abertas sobre as suas percepções da sua prática docente. Os dados
foram tabulados e as entrevistas foram gravadas por intermédio de um dispositivo móvel e posteriormente transcritas para a sistematização de dados e análise do conteúdo., conforme a técnica Hermenêutico-Dialética proposta por Minayo. Como resultado, foram citadas as motivações para ser docente, sendo elas: gostar de ensinar, compartilhar conhecimentos e desenvolver pesquisa. Os principais recursos educacionais utilizados pelos professores foram subdivididos em cinco categorias: multimidia, gamificação, criação de recursos educacionais, trabalho em grupo e aproximação com a realidade. Nos relatos dos professores, foi possível perceber que apesar de não estarem aplicando o modelo fechado das metodologias ativas, os professores já utilizam alguns dos seus princípios em sala de aula. Os principais desafios encontrados na prática docente foram a falta de formação para ser professor, dificuldades em avaliar o aprendizado dos alunos, o uso de tecnologias em sala de aula, o currículo desatualizado e como engajar os alunos em suas disciplinas. Sugere-se que mais estudos sejam realizados
neste campo, a fim de compreender a prática docente universitária, assim como se faz necessário construir caminhos que viabilizem a capacitação continuada dos professores para tornar o processo de ensino aprendizagem mais eficaz
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
UEN, Lin ShrI. Formação em saúde: uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da graduação de fonoaudiologia do Instituto de Nova Friburgo/UFF. 72 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Formação docenteSaúde
Fetodologias ativas
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Ensino
Aprendizagem
Fonoaudiologia
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Teacher formation
Health
Active learning methodologies
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: