POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOB A ÓTICA ARQUIVÍSTICA
Preservação
Conservação
Restauração
Política de preservação
Preservação de documento
Arquivologia
Archival Science
Preservation of documents
Restoration of documents
Preservation policy
Augusta, Matheus Libanea | Posted on:
2018
Abstract
Este estudo exibe uma discussão acerca do tema políticas de preservação de documentos no campo da Arquivologia. Inicia apresentando definições para os termos: preservação, conservação, restauração e política de preservação. Mostra uma contextualização histórica do despontamento da Arquivologia como disciplina autônoma. Expõe a situação do Arquivo Nacional e a sua política de modernização; aponta a postura adotada pelo CONARQ em relação a construção da política
nacional de arquivos. Mostra conceitos e teorias específicos da Arquivologia como o princípio da proveniência, três idades dos arquivos e arquivos permanentes descrevendo brevemente cada um deles. As últimas seções abordam o tema políticas de preservação de documentos de forma mais rica em detalhes; para isso, utiliza dois instrumentos publicados na literatura que orientam a construção de uma política de preservação; descreve os principais requisitos a serem contemplados numa política de preservação. Ao final, apresenta um estudo comparativo desses dois instrumentos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
AUGUSTA, Matheus Libanea. Políticas de preservação de documentos: uma abordagem teórica sob a ótica arquivística. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
ArquivologiaPreservação
Conservação
Restauração
Política de preservação
Preservação de documento
Arquivologia
Archival Science
Preservation of documents
Restoration of documents
Preservation policy