Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO E A REALIDADE EM SUA EXECUÇÃO NAS ESCOLAS
Educação
Serviço Social
Escola pública
Inclusão social
Serviço Social
Educação
Machado, Raiza Barbosa Linhares | Posted on:
2021
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de abordar a Lei Brasileira de Inclusão e os desafios de sua aplicabilidade nas escolas, observando também a atuação do serviço social na política de educação do âmbito municipal. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema deficiência e inclusão e também minha experiência no estágio supervisionado de serviço social. A história da pessoa com deficiência é marcada por um processo de exclusão, segregação e invisibilidade. Com o passar do tempo e através de muita luta é que essas pessoas passaram a ter alguns direitos garantidos. Algumas das conquistas que marcaram esse processo são: a Constituição de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1993 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015, que define os parâmetros para inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino. No entanto, essas conquistas se deram no momento de ascensão do neoliberalismo no Brasil, que ocasionou o aumento das desigualdades e expressões da questão social, as quais acabaram refletindo no cotidiano escolar. Tais aspectos serão abordados no sentido de apresentar a realidade da execução da lei de inclusão nas escolas e a atuação do assistente social enquanto profissional capacitado a intervir nas expressões da questão social. Esse estudo traz como resultado uma perspectiva crítica acerca da política de educação no Brasil, que sofre com falta de investimentos que ocasionam o aumento da desigualdade e exclusão no país; e busca contribuir no conhecimento do tema, a fim de proporcionar uma educação inclusiva, com garantia de direitos e emancipação da pessoa com deficiência.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
MACHADO, Raiza Barbosa Linhares. A educação inclusiva e seus desafios na sociedade contemporânea: considerações acerca da lei brasileira de inclusão e a realidade em sua execução nas escolas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Inclusão socialEducação
Serviço Social
Escola pública
Inclusão social
Serviço Social
Educação