Metadata
Show full item record
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: DIFUNDINDO A QUÍMICA DE MANEIRA ACESSÍVEL
Baixo custo
Atividades práticas
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Pedagogia experimental
Recurso didático
Processo de ensino-aprendizagem
Experimentation
Low cost
Practical activites
Meaningful learning
Ribeiro, Emanuelle Estevão Viana | Posted on:
2021
Abstract
A disciplina de química é abordada do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma disciplina predominantemente experimental, ocasiona a desmotivação do aluno e gera um aprendizado mecânico, no qual o estudante armazena as novas informações de maneira maquinal e, com isso, não consegue compreender seu real significado. A perpetuação desse modelo tradicional de ensino pode ser causado por diversos motivos, dentre eles encontra-se a falta de recursos e tempo por parte do professor. Portanto, o intuito principal deste trabalho é proporcionar ao professor maior suporte em suas aulas, disponibilizando um conjunto de experimentos adaptados para escolas com escassez infraestrutural e pouco poder aquisitivo para providenciar matérias primas para a realização de aulas práticas. A disponibilização desta apostila tem como objetivo facilitar a ação do professor e incentivá-lo a realizar atividades experimentais, já que não precisará utilizar tanto tempo de sua semana pesquisando atividades viáveis de serem realizadas, dentro de sua realidade. Além disso, a partir da utilização da apostila, é possível proporcionar uma aprendizagem mais significativa ao aluno, de forma que ele possa aplicar os conhecimentos adquiridos numa atividade experimental e seja capaz de desenvolver sua criticidade
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoNote
Título retirado da capa.Source
RIBEIRO, Emanuelle Estevão Viana. Desenvolvimento de material didático-pedagógico: difundindo a química de maneira acessível. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
ExperimentaçãoBaixo custo
Atividades práticas
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Pedagogia experimental
Recurso didático
Processo de ensino-aprendizagem
Experimentation
Low cost
Practical activites
Meaningful learning
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: