xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-08-30T21:08:28Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-08-30T21:08:28Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2016-03-31 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23051 | |
xmlui.metadata.dc.description | Coordenação: Elis de Araújo Miranda e Maria Priscila Pessanha de Castro. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description | Professores colaboradores: Marcelo Werner da Silva, Marcelo C. Gantos, Leonardo Vasconcellos da Silva, Rosa Maria Alvarenga. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description | Bolsistas OBEDUC/Polo Campos: Bruno Muniz Gomes, Daniele Corrêa Camara, Hélio dos Santos Passos, Priscila Viana Alves. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description | Parcerias: Laboratório Cultura, Planejamento e Representação Espacial, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Universidade Federal Fluminense, Observatório da Educação, CAPES, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Colégio Estadual João Pessoa. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description | Designers: Saulo Alonso de Souza Pereira (Projeto Gráfico), Érico de Araújo Miranda (Logotipo do Lab. Cult). | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O Projeto "A Produção Fotográfica como Instrumento Didático Interdisciplinar: uma interação entre a física, química, geografia, história e arte" teve por objetivo apresentar um método de ensino inovador na perspectiva interdisciplinar. O método consiste em realizar um projeto fotográfico, desenvolvido ao longo de um ano letivo, em dez etapas, onde em cada etapa haveria a participação de um professor responsável pela orientação das atividades. Inicia-se organizando os estudantes em grupo de idades e séries distintas para que a produção do conhecimento ocorra horizontalmente. O primeiro encontro se dá para tratar da história da fotografia. Segue para a produção de câmeras fotográficas artesanais; montagem do laboratório e criação de um positivador artesanal; criação de roteiros para as saídas fotográficas a depender do tema escolhido para fotografar; revelação das fotografias no laboratório fotográfico; passando para positivar as imagens; analisar e selecionar aquelas que irão para a exposição. Organização da exposição compondo imagens e objetos. Em cada etapa são discutidos conceitos; métodos e contextos sociais, culturais e geohistóricos. Este é um projeto de incentivo à produção do conhecimento inter e multidisciplinar, reconhecendo a relação indissociável entre ciência e arte. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico (CNPq) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.format.extent | 15x10 cm | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.format.mimetype | *.pdf | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
xmlui.metadata.dc.title | Colégio Estadual Nilo Peçanha | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Cartão Postal | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Colégio Estadual Nilo Peçanha | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Pinhole | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Cartão Postal | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Campos dos Goytacazes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Cidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Imagem fotográfica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Projeto didático interdisciplinar | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.format.color | Colorido | pt_BR |