Metadata
Show full item record
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Campus universitário
Pinhole
Cartão postal
Fotografia artesanal
Imagem fotográfica
Patrimônio histórico
Campos dos Goytacazes
Cidade
Projeto didático interdisciplinar
Abstract
O Projeto "A Produção Fotográfica como Instrumento Didático Interdisciplinar: uma interação entre a física, química, geografia, história e arte" teve por objetivo apresentar um método de ensino inovador na perspectiva interdisciplinar. O método consiste em realizar um projeto fotográfico, desenvolvido ao longo de um ano letivo, em dez etapas, onde em cada etapa haveria a participação de um professor responsável pela orientação das atividades. Inicia-se organizando os estudantes em grupo de idades e séries distintas para que a produção do conhecimento ocorra horizontalmente. O primeiro encontro se dá para tratar da história da fotografia. Segue para a produção de câmeras fotográficas artesanais; montagem do laboratório e criação de um positivador artesanal; criação de roteiros para as saídas fotográficas a depender do tema escolhido para fotografar; revelação das fotografias no laboratório fotográfico; passando para positivar as imagens; analisar e selecionar aquelas que irão para a exposição. Organização da exposição compondo imagens e objetos. Em cada etapa são discutidos conceitos; métodos e contextos sociais, culturais e geohistóricos. Este é um projeto de incentivo à produção do conhecimento inter e multidisciplinar, reconhecendo a relação indissociável entre ciência e arte.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Cartão postalNote
Coordenação: Elis de Araújo Miranda e Maria Priscila Pessanha de Castro.Format
15x10 cm*.pdfColorido
Subject(s)
Universidade Federal FluminenseCampus universitário
Pinhole
Cartão postal
Fotografia artesanal
Imagem fotográfica
Patrimônio histórico
Campos dos Goytacazes
Cidade
Projeto didático interdisciplinar
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: